A meditação é o alimento para a alma: ela nutre os valores universais de compaixão, cuidado, responsabilidade, não-violência e paz. Ela nos ajuda a nos conectar com os outros. Estes são valores importantes para nos guiar e nos fazer aceitar toda a humanidade como a nossa família: ainda mais quando o mundo está tão fragmentado. 

Mesmo quando tudo está bem conosco, nós frequentemente estamos inquietos. A meditação pode liberar o nosso estresse – de forma consciente ou inconsciente – e nos trazer uma sensação de conforto e estabilidade que todas as pessoas buscam.

A meditação nos ajuda a lidar com os altos e baixos da vida com centramento, confiança e habilidade. Nos traz a resiliência para que não apenas fiquemos inabaláveis pelas tempestades de emoções que surgem na vida de todos, mas também voltemos mais rápido ao nosso centro. 

É uma prática essencial para higiene mental. Uma mente calma, boa concentração, clareza de percepção, melhora na comunicação, florescimento de habilidades e talentos, uma forma interna inabalável, curas, a habilidade de se conectar a uma fonte interna de energia, relaxamento e rejuvenescimento são resultados de meditar regularmente. 

No mundo de hoje onde o estresse se instala tão rápido que mal conseguimos perceber, a meditação não é mais um luxo, é uma necessidade! Para ter paz na mente e ser incondicionalmente feliz, precisamos acessar o poder da meditação.

  • Escolha um local limpo, sem distrações em sua casa (apesar de você também pode fazer em sua cadeira no trabalho).
  • Certifique-se que a luz está suave, existe ventilação e os barulhos estão sob controle.
  • Você pode escutar meditações guiadas, ou começar a meditar com um grupo, tanto faz.
  • Medite no mesmo horário todos os dias (pela manhã é ótimo!), para que se torne uma rotina sustentável.
  • Não medite demais. Comece meditando apenas de 15 a 20 minutos. Tenha um timer.
  • Desligue seu celular. Fale para sua família que este é o seu curto momento de silêncio. 
  • E use de preferência, roupas leves e soltas.

Meditar é apenas silenciar. Não importa se você vai sentar, deitar, caminhar, dançar ou respirar. Não importa quais técnicas vão lhe auxiliar a chegar ao silêncio. O que importa realmente é a sua determinação em chegar lá, mesmo sabendo que amanhã você pode não conseguir, mas que mesmo assim está tudo certo e você vai continuar.

A lista de benefícios oferecidos pela meditação não encontra limites. A técnica milenar ajuda a disciplinar e acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando nossa capacidade de concentração. É um exercício ótimo para nos ajudar a lidar com as nossas emoções!

  • No trabalho: os níveis de estresse diários fazem da meditação uma necessidade: ela nos ajuda a equilibrar a vida com o trabalho, aumenta a clareza mental, as habilidades de tomada de decisão e nutre a confiança, a criatividade, a inovação e a intuição. 
  • Melhora os nossos relacionamentos. Nós desenvolvemos uma personalidade agradável, sociável e conseguimos aceitar mais as pessoas como são. Estas são habilidades importantes em qualquer esfera, ainda mais no ambiente de trabalho onde o trabalho em equipe é essencial.
  • Traz uma sensação profunda de saúde e bem-estar e se, praticado frequentemente o corpo, a mente e o espírito se beneficiam imensamente. O descanso profundo que ela oferece nos torna mais dinâmicos na atividade.

Pessoas de todas as idades podem praticar meditação. Por isso, se ficou com vontade de aprender, procure um grupo ou um curso. Assim você aprende a técnica que tem mais a ver com você e aproveita ao máximo tudo que ela tem para oferecer.

Fonte: Personare / Minha Vida / Art of living

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