Sempre recebo muitas dúvidas em relação à lipo ou abdominoplastia. Muitas acham que a lipo resolverá tudo, mas nem sempre é assim! Então escrevi um pouco sobre um e outro para tentar esclarecer essa questão para vocês. Depois me contem o que acharam e o que gostariam de saber mais também!

‪Manter uma barriga lisinha e livre daquelas gordurinhas extras é o sonho de muitas, mas privilégio de poucas.

‪Mesmo com a prática de exercícios e uma dieta regrada, a tarefa não é tão fácil assim.

‪Às vezes, a cirurgia plástica é a única forma de definir a barriga.

‪Se esse for o caso, a dúvida que fica é em relação a qual procedimento deve ser adotado: lipoaspiração no abdômen ou abdominoplastia?

‪Muitas pacientes levam em consideração critérios subjetivos na hora de escolher a cirurgia, como cicatriz ou período de recuperação. É claro que esses fatores são importantes, mas não são decisórios. Os principais aspectos que devem ser considerados são a condição física e clínica da paciente. Isso porque, embora ambas as cirurgias removam gordura da região abdominal, cada uma tem seus próprios objetivos.

‪A lipoaspiração é ideal para secar as gordurinhas extras, mas só a abdominoplastia consegue acabar com a flacidez.

‪A lipoaspiração e a abdominoplastia juntas são as intervenções mais indicadas. As duas têm como finalidade acabar com o excesso de gordura e melhorar o contorno corporal, mas possuem algumas diferenças cruciais.

‪A principal delas é que a abdominoplastia clássica consegue retirar parte da flacidez cutânea enquanto a lipoaspiração não consegue tal intento e pode até acentuar o excedente de pele em algumas pacientes.

‪A lipoaspiração tem como finalidade a remoção de acúmulo de gordura em locais ou em volumes indesejados. É o procedimento ideal para pacientes jovens, que não passaram por gestações e não apresentam flacidez cutânea.

‪Já a abdominoplastia, envolve um trabalho funcional em que a musculatura do abdômen pode ser reaproximada devolvendo a firmeza da parede abdominal. É indicada para aquelas pacientes que perderam muito peso ou que já passaram por gestações e sofrem com a flacidez.

‪A lipoaspiração é perfeita para acabar com a gordura localizada e redefinir o contorno corporal principalmente quando utilizamos esta gordura para, por exemplo, aumento dos glúteos (lipoenxertia), porém, ela não consegue eliminar as gordurinhas que estão abaixo dos músculos (isso somente com o emagrecimento).

‪Algumas mulheres optam pela abdominoplastia com o objetivo de redefinir a silhueta e acabar com a barriga flácida, mas após a cirurgia muitas reclamam da cicatriz grande que permanece na parte inferior do abdômen e que fica visível dependendo da roupa utilizada. Já a lipo deixa cicatrizes bem menores.

‪Abdominoplastia consiste na retirada do excesso de pele, da gordura local e do reposicionamento do músculo reto abdominal que permanece com as bandas afastadas após gestações geralmente.

‪Por mais que tentemos reposicionar este músculo com a prática de atividade física isso não será mais possível, este permanecerá com a diástase muscular (afastamento) que somente será corrigida com a plicatura (pontos) do mesmo.

‪Assim conseguimos ficar com um abdômen definido e sem flacidez.

‪Lembro a vocês que pacientes que ainda não possuem filhos e que desejam engravidar somente poderão realizar este procedimento se forem ex-obesas, pois engravidar após abdominoplastia pode causar o aparecimento de estrias, dor na gestação além de perder o resultado do procedimento.

‪Atualmente realizo com grande frequência a associação dos dois procedimentos, pois quando a retirada de gordura é muito grande na lipoaspiração, as sobras de pele do abdômen só podem ser corrigidas por meio da abdominoplastia. Em alguns casos, a paciente opta pelas duas cirurgias para obter o contorno do corpo desejado. A junção dessas duas técnicas é denominada de lipoabdominoplastia.

‪Quanto aos cuidados, os dois procedimentos cirúrgicos não se diferenciam muito.

‪Para ambas as intervenções são necessários os mesmos exames pré operatórios e pelo menos dois meses de restrição à exposição solar e uso de cinta após a cirurgia. Na abdominoplastia a restrição de atividade física é mais vigorosa por tempo mais longo para preservar o processo de cicatrização.

‪Portanto, a escolha entre lipoaspiração e abdominoplastia depende das características de cada paciente e somente após uma avaliação posso emitir uma opinião e indicar uma das duas, ou até mesmo as duas em conjunto.

‪IMPORTANTE RESSALTAR QUE NADA PODE SUBSTITUIR UMA AVALIAÇÃO MÉDICA, APENAS CONSIDERAMOS ALGUNS CENÁRIOS COM O OBJETIVO DE ESCLARECER ALGUNS PROCEDIMENTOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.