As almofadas têm um papel de destaque na decoração! E há quem não goste acredite nisso, mas elas têm um poder de conferir personalidade e transformar um ambiente com muito pouco.

dicas-de-almofadas-para-a-decoração

Ao contrário do que muita gente pensa, as almofadas não são coadjuvantes no ambiente, elas podem tornar a decoração harmoniosa ou desempenhar papel de liderança na definição de um interior, e isso é muito!!

Com suas características suaves, macias, confortáveis, coloridas, lisas, com ou sem textura, as almofadas são um acessório decorativo multifuncional. Existindo em vários tamanhos e formatos, não precisa de muitas para renovar um ambiente – basta trocá-las de lugar ou mesmo de capinhas! Saiba como decorar e bem, utilizando exclusivamente almofadas.

almofadas-para-decoracao

Dicas da Chris para um decor mais moderno! Escolher um número ímpar de almofadas é uma grande sacada, ou seja 3 ou 5 almofadas juntas ficam visualmente mais apelativas do que 4 ou 6. Outra dica: As almofadas grandes ficam mais bonitas do que um grupo de almofadas pequenas, que acabam por distrair e confundir o olhar. Privilegie tecidos como o algodão e o linho, perfeitos para exibir cores fortes e padrões geométricos.

almofada4

Agora, se você possui um estilo mais clássico, opte por uma certa simetria e formalidade, um número de almofadas par é ideal e o tamanho deve ser adequado à peça que adornam. Os padrões clássicos incluem os florais, adamascados, cornucópias, axadrezados, listados e monogramas… mas por favor, atenção! Não todos ao mesmo tempo!! Brinque com a combinação de cores e texturas (veludo, seda…). Fazer um mix de almofadas quadradas com almofadas redondas também pode, desde que estejam em número par.

1DecorAlmofadas

Agora se o seu estilo é mais eclético, a sua decoração deve traduzir essa atmosfera através das almofadas.  As escolhidas devem ser grandes e expostas em números ímpar, na hora de compor basta dispor duas numa ponta do sofá e uma noutra, por exemplo, assim se obtém um look mais descontraído.  Não se preocupe com combinações muito exatas no estilo eclético, esse estilo define-se exatamente pela sua diversidade e excentricidade, onde aparentemente nada combina com nada.

Um truque esperto nesse caso é escolher uma cor que funcione como um elo de ligação entre as almofadas, mesmo com padrões e texturas diferentes, existirá uma ligação entre elas.

As almofadas são super amigas da decoração, podem mudar o visual da sua sala de acordo com as estações e sem gastar muito quer ver??

Se a estação pede um ar mais fresquinho como o Verão, opte por fronhas em tons mais claros e em tecidos frescos; no Inverno volte a colocar as fronhas em tons mais escuros e em tecidos quentes e aconchegantes, no Outono, tons pasteis e neutros, terrosos e amenos dão o ton da estação, e na primavera abuse das flores !! Da mesma forma que pode ter fronhas sazonais para a quadra natalina ou a pascal.

almofadas-floridas2

Está sentindo que está faltando algo no quarto de dormir? Adicione uma série de almofadas complementares em termos de cores, mas diferentes em termos de tamanhos. Conforto e aconchego instantâneo!

img-534224-almofadas20130805161375729784

E para provar que as almofadas são muito versáteis, não as reserve exclusivamente aos sofás ou às camas, escolhendo modelos de grandes dimensões para colocar no chão, num recanto junto à lareira, no quarto das crianças ou num nicho reservado à leitura no escritório, um grande efeito de decoração descolada!! Super garantido!!

As almofadas podem ser o test-drive que faltava de uma nova cor em casa, ou seja, está sem coragem para inserir aquela cor nas paredes, mas não tem a certeza se vai gostar? Comece pelas almofadas: é uma opção segura e econômica.

Eu queria ficar aqui escrevendo eternamente sobre as almofadas, e o quanto eu fico feliz quando faço uma dança das cadeiras com elas e mudo um ambiente! Mas separei essas dicas em dois posts. No próximo tem mais dicas de como utilizar essa super peça nas decorações também da área externa!

Um beijo carinhoso!!

Chris Bernardes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *