Com a Páscoa se aproximando, nada mais justo do que falarmos sobre os benefícios nutricionais do cacau. Afinal, é através da moagem de suas sementes que o chocolate é feito.

Os responsáveis pelas propriedades benéficas do cacau são os chamados compostos fenólicos – especialmente os taninos e os flavonoides. Estes compostos possuem potente atividade antioxidante na prevenção de reações oxidativas e de formação de radicais livres, bem como na proteção contra danos ao DNA das células.

Desta forma, têm sido associados à prevenção de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e a capacidade de inibir o processo de aterogênese (formação de placas nas paredes arteriais). Outros efeitos positivos para a saúde são as propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana, analgésica e vasodilatadora, já comprovadas em estudos científicos.

Entretanto, na hora de comer um delicioso chocolate vale lembrar que os benefícios mencionados estão associados às versões com maior teor de cacau: 70% ou superior. Eles possuem em sua composição mais cacau do que leite, açúcar e a manteiga de cacau do que os chocolates ao leite, que facilitam o ganho de peso sem os benefícios já mencionados. Os brancos então devem ser completamente evitados, pois do cacau possuem apenas manteiga, gordura saturada obtida durante a fabricação do chocolate, permanecendo sem nenhum resquício do cacau e seus benefícios em sua composição e não deveriam nem mesmo ser chamados de chocolate!! Dicas na hora de escolher:

✔fique atento a lista de ingredientes, quantidades de açúcares e gorduras;

✔coma sempre com moderação;

✔opte pelas versões com maior teor de cacau (70% ou superior);

✔fique longe dos “chocolates” brancos;

✔mantenha uma dieta equilibrada e… Boa Páscoa a todos!!

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