O outono e inverno são épocas do ano onde as temperaturas são mais baixas e com menor umidade. Isso faz com que a nossa pele fique menos hidratada que durante o verão, com aspecto opaco, quebradiço e acentuando as rugas.

A pele seca favorece o surgimento ou piora de doenças na pele como dermatite atópica, psoríase, eczema, ictiose e outras. Pacientes que já sabem que são portadores dessas doenças devem redobrar o cuidado da pele! Banhos quentes, prolongados e uso exagerado de sabonetes pioram ainda mais o ressecamento da pele. É muito importante ajustar a temperatura da água para não ficar muito quente e o uso diário de hidratantes no corpo.

Lábios e couro cabeludo também sofrem bastante no inverno. Use sempre que necessário um hidratante labial ou se necessário cicatrizantes labiais. Evitar água muito quente no couro cabeludo pois retira o manto lipídico natural e protetor o que pode propiciar a dermatite seborreica (caspa).

Beba bastante água nesta época do ano! Isso ajuda muito a ter uma pele bonita e hidratada.
Quando escolherem hidratantes prefiram os que sejam sem perfumes ou corantes, que tenham a finalidade de hidratar a pele.

Hoje temos diversos tipos de hidratantes: específicos para pacientes e crianças com dermatite atópica, hidratantes com anti-oxidantes que combatem o processo de envelhecimento do corpo, hidratantes específicos para lábios, mãos, hidratantes de banho entre muitos outros. Seu dermatologista vai te ajudar a escolher o melhor tipo de hidratante para a sua pele.

Um beijo,

Marianna Pires

Um comentário para “Cuidados com a pele no inverno”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *