Carnaval chegando, todo mundo animado para pular em bloco ou viajar pra praia e piscina! É a época do ano de extravasar e curtir muito, mas como cuidar da sua pele?

Aquela recomendação que todos já sabem é a utilização do filtro solar. Para usar corretamente ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e na quantidade correta. Para o rosto e pescoço devemos aplicar uma colher de chá de filtro solar, já para o tronco são duas colheres de chá, para cada braço uma colher de chá, e duas colheres de chá para cada perna. O produto deve ser colocado na mão e depois aplicado e espalhado no corpo.

Reaplicar o produto de duas em duas horas e também após entrar na água, mesmo que o filtro seja resistente a água.

Um filtro solar adequado tem proteção contra os raios UVA e UVB e o fator de proteção solar (FPS) mínimo de 15. O FPS significa o tempo de proteção que o filtro confere a pele. Quando a pele é exposta ao sol ela fica vermelha e queima, o filtro 15 por exemplo, demora 15 vezes mais tempo para esta pele ficar vermelha do que ficaria sem o filtro solar. Então faz muita diferença o valor do FPS e eles não são iguais. Quanto mais branca for a pele maior a necessidade de um número alto de FPS para proteger adequadamente.

Além do filtro solar é importante que também utilize métodos de barreira contra o sol como chapéus, roupas que cubram a pele, sombrinhas e guarda sol. Há tecidos especiais que tem proteção solar que podem ser lavados e ainda assim mantém a proteção contra o sol. São uma excelente escolha para atividades ao ar livre e para pessoas que não tem o hábito de replicar o filtro solar.

Há tantas opções de textura de filtro solar, tecidos com proteção solar que não tem desculpa para se descuidar no carnaval.

Nessa época do ano também há muitos mosquitos e o uso de repelentes com DEET junto com filtro solar aumenta a sua absorção sistêmica seis vezes podendo causar intoxicação. Então prefira outros tipos de repelente, como o de icaridina, quando for usar junto com filtro solar.

Portanto siga as recomendações e tenha um ótimo carnaval!

Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *