O tema de hoje merece atenção especial. Você já ouviu falar na DISBIOSE INTESTINAL?

Este termo refere-se ao desiquilíbrio da flora intestinal, com aumento da proliferação de bactérias nocivas e diminuição de bactérias benéficas. Dentre as principais causas para esta alteração estão a má alimentação (excesso de carboidratos simples – açúcares, alimentos industrializados, adoçantes artificiais, gorduras saturadas, baixa ingestão de fibras etc.), uso de antibióticos, ingestão alcoólica, estresse, sedentarismo, dentre outras.

Estudos científicos comprovam que a disbiose pode interferir de diversas maneiras sobre nosso organismo, como por exemplo, reduzindo a imunidade, desregulando a absorção de nutrientes, dificultando a perda de peso etc. Quanto mais alterada for essa flora, o organismo extrai mais energia dos alimentos, absorvendo assim mais calorias. Seja qual for seu objetivo (ganho de massa muscular, perda de gordura, melhora do sistema imunológico etc.), é imprescindível que sua microbiota esteja preparada para uma melhor absorção de nutrientes e suplementos. Sem isso, dificilmente seu plano alimentar e suplementação terão o efeito desejado.
Para isso, o ideal é manter uma dieta rica em carboidratos complexos, alto teor de fibras, alimentos in natura e funcionais, além do uso de prebióticos e probióticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *