O lifting facial é a terceira cirurgia mais realizada no Brasil, só perde para as cirurgias de aumento de mama e lipoaspiração.

Ela tira o ar de cansaço e rejuvenesce, por isso, é o sonho de muitas mulheres e homens.

Com o passar dos anos, a pele tende a perder a firmeza original e começa a apresentar traços de flacidez.

O envelhecimento da face é um processo que age diretamente e duramente na autoestima. Invariavelmente todos se olham no espelho alguma hora do dia ou da noite e principalmente em fotos antigas, fazendo com que se sinta saudade da jovialidade perdida, visualizada pelas marcas de expressão, sejam dinâmicas ou não e por áreas que perderam a consistência, a firmeza.

Uma das principais razões para isso é a diminuição da produção de colágeno e a consequente perda de elasticidade desse tecido do corpo. Mas, assim como o envelhecimento age na tentativa de nos pregar armadilhas, a cirurgia plástica age na busca por alternativas para driblá-las e, sem dúvida, uma das mais eficientes é o lifting.

A flacidez e a queda da face podem ser recuperadas com o procedimento, porém, não existe nenhuma melhoria da qualidade de pele em relação a manchas, sinais ou de efeitos nocivos provocados pelo sol.

Em geral, se indica a cirurgia a partir dos 45 anos, porém há casos de grandes perdas de peso em que a cirurgia pode ser indicada pelo menos 10 anos antes. O limite superior vai estar mais atrelado à saúde que propriamente à idade.

018b

Como qualquer outra cirurgia, é necessário fazer todos os exames pré operatórios.

No dia anterior à realização do procedimento, o ideal é que o paciente lave o cabelo sem fazer uso de hidratantes ou qualquer gel de fixação.

No caso dos pacientes que pintam os cabelos, é recomendado fazer uso da tintura até três dias antes da operação; após o procedimento só é possível voltar a tingir os fios depois de três semanas.

Existem inúmeras técnicas utilizadas no lifting. A escolhida vai depender da necessidade do paciente, mas, em geral, são feitos cortes pequenos em determinados pontos do rosto, principalmente próximos às orelhas, através dos quais reposicionamos a musculatura e depois colocamos a pele de volta no lugar. Isso garante que a pele não fique com aquele ar “repuxado”, mas sim com um ar mais descansado, parecendo mais nova mesmo.

A anestesia utilizada é geral, e a internação é de 24 horas.

Entre o quinto e o 15º dia após a cirurgia é possível retirar os pontos. Recomenda-se retornar às atividades rotineiras apenas depois de duas semanas.

É importante que o paciente mantenha a cabeça elevada enquanto estiver deitado, porque isso diminui o inchaço pós-operatório e evita incômodos durante o processo de recuperação. Para aliviar o inchaço também podem ser feitas compressas de água fria.

Nos primeiros 30 dias que sucedem a cirurgia, é necessário evitar exposições ao sol. O uso de protetor solar deve ser feito diariamente.

Sessões de drenagem linfática facial aceleram a recuperação do processo inflamatório e diminuem o inchaço e possíveis hematomas oriundos da cirurgia.

Envelhecer ainda é um tabu para todos, porém por que não o fazer com “dignidade”?

É o que a cirurgia plástica moderna oferece.

5 comentários para “Lifiting facial: a cirurgia do rejuvenescimento”

  1. Mariliz

    Eder de Freitas disse:quero fazer uma rinoplastia para rizduer o tamanho do meu nariz,preciso que me informem onde consigo fazer e quanto custara tal procedimento,desde ja agradee7o,obrigado.

    Responder
    • Patrícia França

      Boa tarde ,
      Aqui é Patrícia França, sou secretária da Dra Fabiana Valera.
      Entre em contato com o consultório, será um prazer esclarecer
      suas duvidas.
      Obrigada.
      Telefones: 3021-0902 / 3903-7643 / 97434.4029 de segunda a sexta no horário comercial.

      Responder
  2. Maria do carmo

    O lifiting.resolve o problema da papada gordura abaixo do queixo??? Agradeço esclarecimentos bj

    Responder
    • Patrícia França

      Maria do Carmo ,
      Aqui é Patrícia França, sou secretária da Dra Fabiana Valera.
      Entre em contato com o consultório, será um prazer esclarecer
      suas duvidas.
      Obrigada.
      Telefones: 3021-0902 / 3903-7643 / 97434.4029 de segunda a sexta no horário comercial.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *