mar
25

Melasma é um dos grandes vilões da Dermatologia. E é um dos maiores desafios ainda existente!

Hoje já se sabe que não existe apenas UMA causa, e sim uma variedade de causas. Vou tentar ser sucinta, visto que esse tópico é muito extenso. E as principais causas são:

⚜Alterações hormonais ( Gestação e uso de anticoncepcional).
⚜Exposição solar sem proteção.
⚜Distúrbios vasculares. (Que vem sendo mais estudado recentemente).
⚜Predisposição genética .
⚜Exposição à luz visível sem proteção ( Celular, computador, luz domiciliar)
⚜Exposição a altas temperaturas (secador, forno, fogão).

E …. Tem cura?? INFELIZMENTE NÃO 😢
Mas, tem tratamento e controle:
Após uma avaliação dermatológica optamos por um cronograma específico para cada paciente.

⚜O PRINCIPAL é a Proteção Solar!!!😉
MELASMA Protegido é MELASMA COBERTO!!! Coberto por protetor solar de preferência com cor de base( hoje temos uma infinidade de possibilidades) e sendo mulher de preferência usar maquiagem porque aumenta a proteção e a camuflagem da mancha!
O filtro pode ser químico, físico, para radiação UVA e UVB ou para luz visível! (Em breve falaremos mais sobre filtro solar ☀)
⚜Home care ( Uso domiciliar de ácidos e clareadores no geral)
⚜Proteção solar oral ( Antioxidantes próprios ) Cada vez mais esclarecido a sua importância na batalha contra o Melasma. (Oli -Ola, Polypodium Leucotomas, Luteína, etc..)
⚜Peelings Químicos no consultório.
⚜ Microagulhamento (IPCA- indução percutânea de colágeno) Com associação de Drug Delivery ( entrega de produtos clareadores) durante o procedimento.
⚜Laser ND-Yag realizado em uma apresentação mais leve e que pode ser associado ao Black Peel (Máscara de carvão ativado).
⚜E um queridinho recente é o Ácido tranexâmico ( Atua na parte vascular do melasma). Pode ser administrado por via oral (Com suas controvérsias), de uso tópico domiciliar e através de drug delivery no Microagulhamento e através de aplicação local.
⚜A Novidade mais recente é a chegada de um creme de Cysteamine, que só está à venda fora do País com baixo poder de irritação, para ser usado por apenas 15 minutos à noite por 3 meses e tem um custo bem alto ( Em média R$650,00) e sem previsão de chegada ao Brasil. Mas, estamos a sua espera!😉🙏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.