Quando falamos em pós operatório, além do repouso e cuidados com a cicatrização, é preciso também prestarmos atenção na alimentação.

Além de bastante água para hidratar o corpo, na dieta do pós-operatório você pode consumir alimentos que sejam ricos em nutrientes, que além de saudáveis, irão ajudar as células a cicatrizarem mais rápido:

Vitamina C

Ela está muito presente na alimentação diária com os sucos, mas na dieta do pós-operatório, o ideal é consumir vitamina C em alimentos in natura para diminuir a inflamação, como frutas cítricas – laranja, kiwi e também verduras como agrião, couve, ou folhas que sejam de sua preferência. A indicação é ingerir de 3 porções por dia.

Frutas vermelhas

Caso você não goste de frutas cítricas, há outros alimentos que auxiliam no processo de desinflamação que podem ser substituídos, como as frutas vermelhas – morango e amora. A indicação também é de 3 porções por dia.

Antioxidantes

Os antioxidantes ajudam a recuperar os tecidos por serem ricos em compostos bioativos. Alimentos como brócolis, repolho, e couve-flor são alguns exemplos que você pode incorporar na sua dieta.

A indicação é ingerir 3 porções por dia ou escolher a de sua preferência e acrescentar 3 pedaços.

Ômega-3

O ômega-3 é um tipo de gordura que nosso organismo não consegue produzir sozinho e só podemos encontrá-lo na alimentação. Ele é importante para acelerar o processo de cicatrização, portanto alimentos como peixes, linhaça, chia, podem ser acrescentados na dieta do pós-operatório, mas sem excessos.

A indicação é acrescentá-los em uma das refeições importantes como café, almoço ou jantar.

Zinco

Para auxiliar numa boa cicatrização, a recomendação é ingerir mais carnes, cereais, fígado e derivados de leite, que são ricos em zinco.

Ingerir carne vermelha e branca, leite com cereais matinais (com pouca adição de açúcar) podem ser interessantes para acrescentar na dieta do pós-operatório. A indicação é ingerir um pedaço de carne médio, aproximadamente do tamanho da palma da mão. Escolha sempre um de sua preferência para cada dia da semana.

Para quem é vegano e não consome carne ou derivados de leite, pode ingerir zinco em cápsulas, vendidos em lojas de produtos naturais.

___________________________________________________________________

Segundo nutricionistas, o que deve ser evitado na dieta do pós-operatório são carboidratos em excesso, alimentos fermentados, bebidas alcoólicas, café e refrigerante, porque todos eles dificultam a chegada dos nutrientes ao local operado, atrasando a cicatrização.

É sempre importante conversar antes da cirurgia com seu cirurgião plástico para que ele possa auxiliá-la nesses cuidados com a alimentação, indicando o acompanhamento com nutricionista, se for necessário.

Fontes: Terra / Bem-Estar / Dr. Adriano Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.