fev
25
A alfarroba é um alimento saudável

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio – tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tal como a cafeína e a teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

A alfarroba, também designada por “chocolate saudável” é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.

Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto podem ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônico-degenerativas.

Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras. Além de ser super saboroso e suprir a necessidade que eu tenho de comer chocolates e doces.

Vale a pena provar, não é meninas?!?! Converse com a sua nutricionista sobre a melhor maneira de inserir este alimento na sua dieta.

Beijos
Juliana Pacca

3 comentários para “A Alfarroba”

  1. Avatar

    Angel

    Oi flor.. seja bem vinda!Vou ser super sincera com vocea poruqe eu ne3o to aqui pra enganar ningue9m, ne3o sou psicf3loga e sair dando palpite a torto e a direito e9 perigoso.Posso te sugerir coisas que eu je1 vi e vivenciei, como por exemplo, comee7ar a frequentar encontros e passeios entre mulheres Plus. Le1 vocea conhecere1 ve1e1e1e1e1e1rias meninas que tem altoestima maravilhosa e que se amam e se aceitam, vai conhece quem passou por bullyng e superou.Se3o as experieancias que fazem vocea mudar sua cabee7a e talvez ouvindo e vendo essas histf3rias vocea passe a se aceitar com mais facilidade.Mas se isso e9 uma coisa que te incomoda muito, procure ajuda especializada de me9dicos. Ningue9m e9 obrigado a ser preso a um corpo por causa de conceito de certo e errado estipulado pelos outros.Seja vocea a mentora da sua vida e tome as decisf5es baseadas nos seus desejos.A hora de ser feliz e9 agora!Espero ter ajudado Beijos

    Responder
    • Avatar

      Juliana Pacca

      Olá Caroline. Você pode encontrar a alfarroba em lojas de produtos naturais, como Mundo Verde ou Hortifruti. Beijos.
      Juliana

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.