Queridas leitoras estarei iniciando uma série muito especial sobre “Gerenciamento das Emoções”, desejo que, a cada post, possamos mergulhar e adentrar em temas que serão uma grande ferramenta para gerar maior qualidade de vida.

O nosso tema de hoje é o que é autonomia emocional? Então vamos lá desvendar:

A autonomia emocional é uma competência ampla, que inclui autoestima, a autoconfiança, a automotivação emocional, a atitude positiva diante da vida, a responsabilidade, a capacidade para analisar de forma critica as normas sociais, a capacidade para buscar ajuda e recursos, a capacidade para avaliar criticamente as mensagens que recebemos, a capacidade para enfrentar situações adversas. Essa autonomia emocional, vem favorecer, a capacidade de gerar, em si próprio, as emoções convenientes no momento adequado, o que é muito difícil em situações de alta pressão que muitas das vezes passamos.

É importante mencionar, que desde o nascimento até os 12 anos, construímos nossa individualidade, principalmente pelo que vemos os outros fazerem ao nosso redor: família, professores e amigos.

Vale destacar, que se uma criança recebe a constante mensagem:

“Você é uma criança muito responsável, faz as coisas muito bem, sabe ouvir os outros”…. , essa mensagem influenciará na construção de uma imagem positiva de si e isso colaborara para que se sinta segura emocionalmente, o que ao mesmo tempo favorece o desenvolvimento e a aprendizagem. Se, de forma contrária, recebe mensagens como: “Você é uma criança má, não faz nada direito, não sabe escutar os outros… “ essa criança construirá uma imagem negativa de si, e isso desencadeará sentimentos negativos que poderão favorecer ao bloqueio e o desenvolvimento e a aprendizagem.

Conclui-se que a autonomia emocional é uma ferramenta que abre caminho para a empatia e o desenvolvimento das competências sociais, já que ser autônomo emocionalmente implica ter responsabilidade de respeitar os demais e desenvolver habilidades sociais positivas.

Bjs e até o próximo post!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.