Esse nosso espaço abrange muitas questões relativas a sexualidade, e a infância também, período ao qual a ciência de hoje atribui inúmeras questões que se desdobram na vida adulta dos indivíduos. Pois primeiramente, a sexualidade diz respeito ao ser humano. Composta por fases distintas, a criança no mundo contemporâneo tem se expressado em relação a sua sexualidade, seja através das questões de gênero ou de opção sexual.

Uma das discussões mais recentes foi sobre a escolha de brinquedos entre meninos e meninas, meninas não podem brincar com carrinhos e super-heróis?

Essa menininha americana ficou famosa por questionar exatamente sobre isso… sendo que essas escolhas não determinam absolutamente nada. A verdade é que adultos escolhem que brinquedos elas podem brincar de acordo com os seus gêneros desde que o mundo é mundo. Todos os brinquedos para meninas têm que ser cor de rosa?

 

 

A sexualidade infantil também está presente e se desenvolve na vida escolar das mesmas, por meio das relações entre professor e aluno e entre os próprios alunos. Isso fica claro no jeito de os alunos serem homens e mulheres, nas suas curiosidades e dúvidas, e nas suas preocupações com a normalidade física, a autoestima e a aprendizagem de fatores de riscos como a gravidez e DST/Aids. A Educação Sexual é uma função de todos nós que temos um papel importante na Educação das pessoas, como pais e como educadores em geral.

Promover o conhecimento sobre a sexualidade fortalece e empodera a criança, criando condições para que ela possa tomar decisões assertivas, diminuindo a vulnerabilidade e na segurança relacional dela.

Falar de sexo em família e na escola podem ser boas maneiras de se prevenir e intervir em possíveis situações de risco na infância. E essa é sempre uma discussão válida para o bem-estar das crianças e em tudo o que envolve o bom desenvolvimento psíquico dela.

Beijos e até logo,

Luiza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.