Queridos leitores, em nosso post de hoje desejaria compartilhar com vocês como a solidariedade é algo que nos faz bem, não só, a quem prestamos auxílio, mas, essencialmente a nós mesmos.

Inicialmente vamos compreender o significado da palavra Solidariedade.

Qual o significado de solidariedade?

É o substantivo que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros.

A palavra solidariedade tem origem no francês solidarité que também pode remeter a uma responsabilidade recíproca.

Temos que, como homens e seres sociais que somos, muitas das vezes corremos o risco de olhar para nós mesmos, em excesso, porque as pessoas têm o costume de olhar somente para suas próprias necessidades, quando na realidade não devemos perder de vista o fato de que o bem comum se expressa através da fórmula “nós”.

Isto é, você nunca deve sentir indiferença com a dor dos outros porque, empatia que surge do coração, nos leva a conectar com o próximo e procurar uma maneira de ajudar.

A solidariedade mostra a ajuda altruísta, generosa e desinteressada que surge do coração a partir da máxima que afirma “temos que dar sem esperar nada em troca” porque aquele que dá o melhor de si para o outro descobre que já recebe a maior premiação de todas, e consequentemente a melhor recompensa: o bem é um tesouro que traz imensa satisfação pessoal, tanto a quem dá como a quem recebe.

Bjs e até o próximo post!!

Ellen Cristi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.