Você curte aquela composição super descolada em que diferentes estilos são inseridos em um mesmo ambiente? Adora uma peça “antiguinha”? E não deixa passar um objeto com uma “carinha da vovó”?

Então, vamos falar das diferenças entre o Vintage e o Retrô.

Esses dois estilos muito usados e comentados ultimamente, tem sido alvo de muitos Arquitetos e Designers, sendo referência no mundo todo mas principalmente no Universo da Decoração. Hoje usualmente profissionais da área tem se utilizado da singularidade de cada peça para dar mais personalidade a cada projeto em particular.

Vamos começar por entender as diferenças… De nada adianta investir naquela peça super legal e não saber o real significado dentro do contexto da proposta do ambiente.

Quando afirmamos ser um objeto “Vintage” levamos em conta se tratar de um objeto que possui pelo menos 20 anos de idade e que não tenha passado por nenhuma alteração, transformação ou releitura. Além disso não esqueça, é importante lembrar que uma peça “Vintage” oferece um aspecto desgastado pelo tempo, o que na verdade revela a sua personalidade e também as suas características iniciais.

Vintage_01Vintage_02

Vintage_03Vintage_04

E a tal peça “Retrô”? Por que ela é chamada assim?

 

É aquela peça com estilo!! Possui as mesmas características daquela do passado mas com algumas características novas, tecnologia atual e uma nova roupagem, ou seja uma releitura de um conceito que na maioria das vezes deu muito certo!!

Na prática, o Retrô nunca sai de moda!! O mais interessante é saber que trata-se de uma peça do passado com uma versão atualizada e mais moderna resgatando assim a energia e a vibração da história do objeto.

Retrô_01Retrô_03Retrô_02

Agora que você já sabe a diferença entre os conceitos, nada de sair por aí falando que qualquer objeto antigo é vintage ou retrô.

É só observar, e com um pouquinho de treino e observação vai conseguir distinguir um conceito do outro bem rapidinho !!

Até a próxima!!!

Beijokas!

Um comentário para “Vintage x Retrô”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.